segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A África mostra que é capaz!



Foi realizado entre os dias 26 e 29 de agosto um encontro internacional de países africanos, sediado em Libreville, Gabão, para discutir riscos Ambientais e de Saúde que o continente sofre.

Acho que muito mais que um encontro ambiental, essa mobilização significa muito mais. É uma das poucas vezes que você consegue enxergar um encontro pra discutir questões internacionais que de fato tenham a iniciativa dos próprios povos africanos. O ocidente, em especial a Europa e os Estados Unidos, cismam em tratar a África como se fosse um continente débil e incapaz de lidar com seus próprios problemas.

As campanhas de Save Africa e similares, só proporcionam um dinheiro fácil que tornam o continente completamente dependente das ajudas financeiras e doações, estagnando sua indústria e não tendo nenhum investimento efetivo nesse continente que é visto como fadado a morte. Essas campanhas nada mais são do que uma mera politicagem, pra países filhos da puta que sempre exploraram o mundo inteiro com um imperialismo babaca que durou até meados do século XX, terem um desencarno de consciência escroto.

Um sociólogo africano uma vez fez um comentário para as pessoas pararem de doar dinheiro pois é justamente isso que está fodendo eles, fodendo com a economia deles. Logicamente ele não disse com essas palavras.

Pois bem, eu acredito que esse encontro internacional ambiental tem um significado maravilhoso: a África está provando que é capaz de lidar com seus próprios problemas!

Clique aqui para ver o artigo do Le Monde.

Um comentário:

Kérow More Ice disse...

É verdade, chega de políticas assistencialistas, seja no Brasil, na África ou no terceiro mundo em geral.

Não basta ganhar o peixe, é preciso aprender a pescar.